Movimento Escoteiro é um movimento educacional que, através de atividades práticas variadas e atraentes para cada faixa etária, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. 

O escotismo acredito que, por meio de ações que visem a proatividade, a preocupação com a comunidade e com o próximo, além de criar uma consciência sustentável, irá formar jovens engajados em construir um mundo mais justo, fraterno e humano: Um mundo melhor!

Por isso, para hoje separamos alguns motivos para que seu filho(a) seja escoteiro e se junte a mais de 110 mil jovens no Brasil que estão fazendo a diferença! Boa leitura 😉

 

# O jovem se torna mais confiante

Por meio do Método Escoteiro, o Jovem se torna mais independente. São em atividades ao livre, por vontade própria, que os jovens praticantes de escotismo assumem diversas tarefas e encargos, de acordo com sua idade e maturidade. Isso, a médio prazo, outorga a possibilidade que cada criança, adolescente ou jovem tenha mais confiança em si para realizar suas ações dentro e fora do escotismo!

# Ambiente para proporcionar novas amizades!

Com o constante avanço da tecnologia, ocorreram mudanças sociais que refletiram diretamente na maneira de como os jovens socializam uns com outros. Não deixando de lado a tecnologia e a era digital, o escotismo oportuniza atividades que incentivam o diálogo e a interação de praticantes do escotismo. 

Essas ações auxiliam no desenvolvimento cognitivo e social de todos seus participantes, envolvidos dentro de um ambiente familiar e acolhedor.

# Aprender fazendo! 

Um dos pontos do método escoteiro é Aprender Fazendo. Por isso, o escotismo viabiliza a possibilidade de uma pedagogia prática, envolvendo conscientização e uma aprendizagem compartilhada junto aos seus colegas de matilha, patrulha e clã. 

É importante lembrar que, no Movimento Escoteiro, os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que suas atividades possam ser trabalhadas em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter).

Literalmente, um aprendizado com gosto de grandes aventuras!

# Melhora no desempenho do ambiente escolar

No movimento escoteiro a criança, adolescente ou jovem desenvolve e complementa as atividades desenvolvidas nas escolas, através do desenvolvimento de Atividades Escoteiras. É através do contato com a natureza que se complementam, por exemplo, os conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências e Geografia. Durante uma jornada ao livre, os jovens praticantes do escotismo podem trabalhar conceitos matemáticos para medir distâncias e longitudes. 

É importante ressaltar que o praticante do escotismo é colocado como centro do seu processo educativo!

O que você achou destes motivos? Interessante? Que tal conhecer um pouco mais sobre o Movimento Escoteiro?

Chama no WhatsApp para saber mais sobre o Movimento Escoteiro e conhecer o trabalho do Grupo Escoteiro Pedra Branca 023/SC na cidade de Palhoça. O GEPEB volta às atividades no dia 07 de março e possui vagas para diversas faixas etárias.

Sempre Alerta!