[6º Camporee Sul] – Entrevista ao Coordenador do contingente de Santa Catarina

 

Danilo Duarte – Dirigente Grupo Escoteiro Pedra Branca

Nos dias 16 a 20 de janeiro de 2019 acontecerá na cidade de Soledade, Rio Grande do Sul o 6º Camporee Sul,  evento escoteiro que reunirá membros dos ramos escoteiro, sênior e pioneiro da  região sul do Brasil, além de também representantes de outros estados e países. O acampamento tem como tema “um universo de possibilidades” e está com o programa de atividades todo completo para ficar na memória dos participantes.

O dirigente de nosso grupo Danilo Duarte é o Coordenador do Contingente do estado de Santa Catarina na atividade e vai nos contar um pouco de como estão os preparativos e como está sendo executar essa função de confiança da direção regional.

 

Veja a entrevista:

GEPEB: – Com quantos membros o Contingente do Grupo Escoteiro Pedra Branca está indo pro 6º Camporee Sul?

Danilo Duarte: O Contingente do Grupo Escoteiro Pedra Branca é um dos maiores do estado, estamos participando com 24 pessoas, incluindo jovens dos ramos escoteiro e sênior, e adultos atuando como acompanhantes de patrulhas e nas mais diversas equipes de serviço que auxiliarão na aplicação das atividades ou garantindo a infraestrutura do evento. Para marcar a nossa presença, desenvolvemos um distintivo exclusivamente para os membros do Grupo Escoteiro, que poderão fazer suas trocas com os mais de 4 mil inscritos no Camporee Sul. Estamos mobilizando as famílias desde o ano passado, divulgando a atividade, reunindo os responsáveis, organizando cada detalhe e prestando as informações necessárias, tanto para os mais experientes em grandes acampamentos quanto aos que estão indo para sua primeira aventura como esta!

Distintivo Exclusivo do GEPEB para o 6º Camporee Sul

GEPEB: – E como está a mobilização dos Escoteiros de Santa Catarina?

Danilo Duarte: O total de catarinenses presentes nesta edição do Camporee Sul é de aproximadamente 600 pessoas de quase 50 grupos escoteiros, o que nos surpreendeu logo no início – na edição anterior, em 2015, foram 250 participantes oriundos de 25 grupos. Para marcar nossa forte presença no evento desenvolvemos junto ao Escritório Regional um super kit exclusivo, que marque nossa presença, promova possibilidade de contatos com outros jovens e adultos (por meio da troca dos souvenirs que produzimos) ou garantindo a saúde e segurança (como as camisetas identificando nosso contingente e um super squeeze de alumínio para auxiliar na hidratação).

GEPEB: – Você que está em contato com os grupos e participantes que irão para a atividade, como está o termômetro da ansiedade por parte dos membros juvenis?

Danilo Duarte: A ansiedade está a mil! Como bons escoteiros, estamos todos esperando muito pela chegada de um acampamento! Estamos cuidando dos mínimos detalhes, desde a alimentação para todos – considerando as restrições ou preferências alimentares -, passando pela saúde e segurança, e é claro repassando dicas como hidratação e roupas confortáveis para as altas temperaturas comuns na região do evento nesta época do ano. A experiência na realização de boas atividades, que impactam positivamente nos aprendizados e desenvolvimento de habilidades e competências – também eleva as expectativas de nossos jovens, que certamente terão um acampamento inesquecível!

GEPEB: – Como coordenador do contingente de SC, quais dicas você dá aos membros que estão preparando suas mochilas para participar do evento?

Danilo Duarte: Do ponto de vista de condições de saúde e organização cito as necessidades de alimentar-se adequadamente, ingerir bastante líquidos, usar roupas confortáveis, identificar todos os seus pertences e manter a barraca em ordem para aquele descanso no fim do dia também fazem parte, evidente. Lembrem-se de reservar espaço na mochila para levar pequenos presentes aos seus amigos (seja os que já conhece ou os que conquistará ao longo dos dias). Incluam nela também uma boa dose de pensamentos positivos, solidariedade, empatia e disposição (tanto física quanto mental). Mas a mais importante dica é, sem dúvida, que cada jovem e adulto aproveite ao máximo essa experiência de passar quase uma semana numa verdadeira cidade escoteira que é criada para possibilitar a realização de um acampamento do porte do Camporee Sul. Estar em meio a pessoas que compartilham do mesmo ideal de vida é a grande aventura para a qual estamos todos contando os dias!

GEPEB: – Toda atividade e função no movimento escoteiro gera um aprendizado, o que podes compartilhar conosco até o momento de teus aprendizados como coordenador de contingente do estado num evento de grande porte?

Os aprendizados que conquistamos ao aceitar desafios como esse são os mais diversos, desde o gerenciamento de tantas expectativas e necessidades, até a possibilidade de mais uma vez trabalhar com pessoas dedicadas e dispostas a contribuir. É incrível e gratificante receber tantas ofertas de auxílio e poder contar com a parceria de tantos irmãos escoteiros. Desde o convite feito pela Diretoria Regional até agora, o forte apoio da equipe de colaboradores do Escritório Regional tem sido primordial. Os voluntários que estão à frente das organizações de seus grupos escoteiros para esta atividade também tem sido compreensivos e apoiadores em prol da resolução de questões que surgem em uma atividade deste porte. Para se ter noção, o total de participantes é semelhante aos registrados em Jamborees Nacionais anteriores. Aos que se propõem a participar de uma aventura deste nível, espero que cada experiência impacte positivamente na vida de cada jovem, razão de existência do Escotismo.