Conheça a História do Heitor Hillesheim dos Santos e Inspire-se a ser Escoteiro(a)
Há mais de 15 anos recebemos crianças e jovens em nosso Grupo Escoteiro querendo iniciar nesse mundo do escotismo. O Movimento Escoteiro encanta pessoas ao redor do mundo pela sua metodologia e programa educativo que é praticado com muita diversão e gamificação há mais de uma centena de anos. Hoje vamos conhecer a história do Heitor Hillesheim dos Santos, 11 anos. Ele é membro do GEPEB e em 2019 completa 6 anos de grupo. Nesse artigo ele nos conta como é que iniciou no escotismo.
GEPEB – Como você conheceu o Escotismo e o grupo escoteiro Pedra Branca?
HEITOR – eu conheci o grupo em 2012, no desfile de sete de setembro do grupo. Eu fiquei muito animado em participar, mas não podia ainda então depois de um ano eu pude participar, e até hoje estou no escoteiro
O Heitor conheceu o Grupo Escoteiro Pedra Branca no desfile cívico militar de sete de setembro, organizado pela prefeitura do município de Palhoça, onde o GEPEB por 15 anos consecutivos abriu a solenidade sempre que a mesma ocorreu. Na ocasião ele tinha 4 anos de idade e ficou encantado com o grupo. Queria também participar. Acompanhado pelo seu pai, foi até a chefe responsável buscar informações, pegou um folheto e soube que ainda era muito novo para começar, precisaria crescer mais. A chefe Mara, encantada com o pequeno querendo ser escoteiro, disse que o aguardava no ano seguinte e que era para ele nos fazer uma visita.
GEPEB – Em que ano você ingressou no Grupo? Na época você tinha quantos anos?
HEITOR – Entrei no ano de 2013, com cinco anos de idade.
No ano seguinte então, Heitor se apresentou junto ao pai na sede GEPEB carregando nas mãos aquele folheto que tinha recebido no desfile de sete de setembro. Chefe Mara ficou emocionada com o retorno do menino e todos ali não mediram esforços para propiciar esse sonho ao pequeno aspirante a escoteiro. Heitor então passou a participar das atividades no ramo lobinho acompanhado de seu pai já que ainda não tinha a idade minima para realizar a sua inscrição.
GEPEB – Lembra do seu primeiro dia de atividades ou do que sentiu no primeiro dia?
HEITOR – Eu lembro do primeiro dia muito bem. Eu lembro que tive um pouco de vergonha, mas depois de um tempo já me acolheram e me senti um membro como os outros.
Desde Aquele dia Heitor nunca mais abandonou o Movimento Escoteiro. Sempre apoiado pela família Heitor passou a se desenvolver como Lobinho e chegou a conquistar a insignia máxima do ramo que é o Cruzeiro do Sul. Hoje sua vida escoteira continua a plano vapor, já não mais como lobinho e sim como membro do ramo Escoteiro. Com tanta determinação desde criança, perguntamos ao Heitor o que motiva ele a ser escoteiro. Veja o que ele respondeu:
GEPEB – O que te motiva a ser escoteiro?
HEITOR – Tornar o mundo melhor e ao mesmo tempo me divertir.
Para encerrar, Heitor deixa um mensagem para todas as crianças e jovens que sonham em se tornar escoteiras um dia:
GEPEB – se pudesses deixar uma mensagem para algum menino ou menina que tenha curiosidade em entrar no movimento escoteiro, o que você aconselharia?
HEITOR – Eu aconselho a nunca pensar em desistir e aproveitar cada momento sem pressa de evoluir, pois tudo tem seu tempo.