Conheça o Grito do Grupo Escoteiro Pedra Branca

O Grupo Escoteiro Pedra Branca foi fundado no dia primeiro de agosto de 2003, no bairro Pedra Branca – Palhoça, mas as primeiras atividades começaram bem antes, logo no inicio daquele ano. Durante as primeiras atividades o grupo foi se formando e várias tradições foram iniciadas antes mesmo de ser oficializada a sua fundação perante os Escoteiros do Brasil. Uma delas foi o grito do grupo.

Usa-se gritos de grupo, também conhecidos como grito de guerra, para motivar e unir equipes em diversos esportes e ambientes. O Movimento Escoteiro aderiu essa tradição e muitos grupos escoteiros, pra não dizer todos, possuem seus gritos de grupo como forma de identificação e representatividade.

Além do grito de grupo, existem também os gritos de patrulhas (que são as equipes formadas pelos jovens) e os gritos de seção.  Hoje vamos conhecer o grito do Grupo Escoteiro Pedra Branca que você pode ouvir assistindo o vídeo abaixo:

 

Grito do Grupo Escoteiro Pedra Branca

Escoteiros de Palhoça que surgiu para inovar

Estamos Sempre Alerta para a vida enfrentar!

Uma nova geração de uma antiga era,

com garra, agilidade e a força de uma fera!

1,2,3 Pedra Branca 23!

1,2,3 Pedra Branca 23!

Pedra Branca!

A letra de nosso grito diz muito sobre nosso Grupo Escoteiro. Criado de forma democrática, numa atividade envolvendo todos os jovens e adultos fundadores, o grito representa os nossos valores e não só de uma forma que rimem mas de forma comprovada na prática pela nossa história no decorrer dos anos.

Falamos em inovação e é isso que buscamos. Estamos sempre alerta para enfrentar a vida, formando cidadãos pensantes e ativos na sociedade. Estamos sempre alerta atrás de inovações para melhorar a pratica do escotismo e desenvolver uma maior conexão com o jovem em seu presente na sociedade.

Nesse contexto podemos citar diversas ações que realizamos em nossa historia das quais fomos pioneiros em nosso meio, desde o tipo de caixa de patrulha adquirida com rodinhas para facilitar o transporte dos jovens (que na época, pasmem, foi criticado por outros irmãos de lenço) até uma das mais recentes novidades que lançamos esse ano que foi abraçar a modalidade do mar numa tropa sênior dentro do grupo.

Respeitamos as tradições, os emblemas, as simbologias e as cerimonias, mas sabemos também que o escotismo precisa sempre ouvir o jovem. Vemos a inovação como forma de desenvolvimento, mantendo sempre a essência do Movimento Escoteiro. Por isso somos uma nova geração de uma antiga era. O dialogo intergeracional está presente nos conselhos e nas tomadas de decisão.

Citamos garra e agilidade como pontos de persistência e adaptabilidade a novos contextos. Nos referimos a força de uma fera como forma de exaltar a proteção existente nos grupos animais em seus habitats naturais. Somos um ambiente seguro para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Protegemos o direito da criança, do adolescente e do jovem auxiliando em sua formação como cidadão.

Fazemos isso de forma muito séria, ética, justa e divertida. Por isso finalizamos o nosso grito comemoramos juntos, girando em roda ecoando numa só voz: “1,2,3 Pedra Branca 23! 1,2,3 Pedra Branca 23! Pedra Branca”

 

Texto escrito por Ornella Di Lullo, membro fundadora do Grupo Escoteiro Pedra Branca 23ºSC.