Narcizo Saffério Giraldi novo Presidente dos Escoteiros de Santa Catarina nos conta suas expectativas
Narcizo Saffério Giraldi assumiu a presidência dos Escoteiros de Santa Catarina na Assembléia Regional Escoteira que aconteceu no último domingo, dia 24 de março, em Jaraguá do Sul. Muito contente com o trabalho que tem pela frente Narcizo nos responde cinco perguntas especialmente aqui para nosso site, leia:
GEPEB: Conte-nos um pouco de sua Vida Escoteira. Quando ingressou no movimento? Quais foram os principais momentos e marcos de sua trajetória no movimento escoteiro?
Ingressei no Movimento Escoteiro em 1991 acompanhando meu filho Thiago. Inicialmente, como Diretor Administrativo, e depois atuando como Escotista onde passei por todas as seções e voltando a diretoria como “Chefe de Grupo” em 1995.
Em 1997, junto com quatro amigos, fundamos o Grupo Escoteiro Xapecó, naquela oportunidade com 28 membros. Em 2010 éramos 72 membros e fechamos 2018 com 223 membros, sendo o quarto maior grupo da Região Escoteira em SC. Atuei no Xapecó até semana passada quando pedi licença por três anos.
Em 2009 fui convidado pela Diretoria Regional para ocupar a função de Diretor de Crescimento da Região Escoteira em SC.
Em 2012 fui convidado, pelo então Diretor Presidente Sido Gessner Júnior, para substituí-lo e formar a Chapa para a próxima gestão. Tive que declinar do convite em função da adoção, no ano anterior, de nossos dois filhos, Ronaldo Liotto Giraldi e Fabíola Liotto Giraldi, naquela oportunidade com 15 e 12 anos respectivamente. Eu e minha esposa, Sônia Mara Liotto, optamos por dedicar tempo integral a eles dois. Mas nunca me afastei do Grupo, pelo contrário, o grupo nos unia cada vez mais.
GEPEB: Qual é sua principal motivação hoje para decidir doar tempo e assumir a responsabilidade de presidir o escotismo catarinense?
A motivação vem de longa data, pois quanto mais conhecemos o Movimento Escoteiro, mais nos apaixonamos. Acredito nas palavras de Aristóteles que diz “somos o que repetidamente fazemos. A Excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.”
Em 2016 quando fui convidado, pelo Presidente Celso Meneses, para auxiliá-lo como Vice-Presidente na gestão 2016/2019, junto veio a proposta para assumir a próxima gestão 2019/2022. Evidente que analisei com carinho, pois a responsabilidade de fato é muito grande, mas procurei me preparar nestes 3 anos, pessoal e profissionalmente e domingo passado, dia 24, junto com uma equipe coesa e determinada, realizamos o sonho que iniciou em 1995: contribuir para o fortalecimento e crescimento da Região Escoteira de Santa Catarina.
GEPEB: Você é um ícone no escotismo de nosso estado, sempre esteve a frente de empoderar e garantir a representabilidade do escotismo do Oeste e região. Como você se sente em conduzir o escotismo num estado tão rico em culturas e diversidades como é Santa Catarina?
Muito obrigado. Sim, é bem verdade, pela extensão territorial e particularidades geográficas, a população de nosso estado é rica em diversidade cultural, assim temos necessidades e posicionamentos diferentes, conflitantes muitas vezes, pois o que é referência em uma cultura em outra não tem a mesma importância ou o mesmo valor. Muitas vezes dentro de um mesmo município há realidades e necessidades diferentes. Antes de assumir e aceitar tamanha responsabilidade precisei me preparar e conhecer essas realidades e por isso fui conhecer cada região de nosso estado, visitei a maioria dos Grupos Escoteiros Catarinenses. Conhecer os Dirigentes, os Escotistas, os Jovens e Crianças, o que eles esperam, do que eles gostam, o que podemos oferecer e como podemos evoluir. Ouvir, aproveitar as boas ideias, compartilhar experiências, a Diretoria Regional precisa estar próxima dos grupos escoteiros, para isso nossa equipe é composta por pessoas estabelecidas em áreas geográficas estratégias, oeste, norte, sul, centro, vale e litoral.
GEPEB: Quais são suas expectativas para os três anos de gestão que vem pela frente?
Vamos cuidar de nossos adultos, prepará-los com cursos, seminários, oficinas e eventos para que possam reter cada vez mais jovens nos seus grupos. Oferecer a oportunidade para municípios que nunca ouviram falar em escoteiros para terem um grupo em sua comunidade. Formar cidadãos cada vez mais participativos e líderes. Maior inclusão e valorização do Jovem Líder e das Modalidades. Nosso slogan é “Juntos Somos Mais”, reforçando que precisamos do apoio e comprometimento de todo o escotismo catarinense, pois a Diretoria Regional não atua sozinha. Felizmente contamos com o apoio expressivo dos grupos, que pode ser observado no último fim de semana durante o Congresso e Assembleia, com número recorde de participantes.
GEPEB: Poderia deixar um recado para os jovens do GEPEB e de todos os grupos do estado falando da importância que tem sua nova função como Presidente dos Escoteiros de Santa Catarina?
O GEPEB também é referência, é o sétimo maior grupo escoteiro do estado e vem crescendo ano após ano fechando ano passado com 184 membros registrados em 2018. Gostaria de dizer ao jovem escoteiro que vai para seu grupo para se divertir, brincar, aprender e viver com alegria com seus amigos, sua patrulha, participem dos acampamentos, montem suas barracas façam suas pioneiras. Mostrem a seus colegas de aula e de sua rua que ser escoteiro é uma grande aventura, é divertido e lá se aprende a compartilhar. Gostaria de imprimir essa marca em nossa gestão, JUNTOS SOMOS MAIS, divulgando o escotismo e oportunizando que mais crianças e jovens tenham acesso a esse movimento maravilhoso que transforma vidas e comunidades.