O que mais nos orgulha no Escotismo é que somos um MOVIMENTO, ou seja, estamos em constante atualização para manter nossos participantes conectados com a sociedade atual, preservando as nossas bases, que chamamos de fundamentos.

Nos últimos anos, acompanhando os debates escoteiros mundiais, renovamos os pontos mais importantes do Escotismo Brasileiro. Pra deixar você por dentro, reunimos nesse post uma pequena linha do tempo e todas as atualizações.

Confira:

2019 – Assembleia Nacional Ordinária (Brasília) – Atualização do 1o artigo da lei escoteira, que passa a ser “O escoteiro é honrado e digno de confiança”. Agora, ele mais próximo do que escreveu o fundador do Escotismo, Baden-Powell.

Saiba mais aqui e aqui.

2021 – Assembleia Remota – Deliberação sobre a proposta de texto para o Projeto Educativo quanto aos Fundamentos do Escotismo Brasileiro. Foram aprovadas seguintes atualizações:

NOVA DEFINIÇÃO: “O Escotismo é um movimento educacional de jovens e para jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com o seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil”

NOVO PROPÓSITO: “Nosso propósito é contribuir para que crianças, adolescentes e jovens assumam seu próprio desenvolvimento, para que alcancem seu pleno potencial físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e do caráter, como indivíduos, como cidadãs e cidadãos responsáveis e membros ativos de suas comunidades local, nacional e internacional.”

NOVO MÉTODO: “Método Educativo Escoteiro é a ferramenta que utilizamos para criar as condições educativas necessárias para que os jovens sejam os protagonistas do seu próprio desenvolvimento. É um sistema de autoeducação progressiva, de empoderamento e de aprendizagem cooperativa, baseado nas interações de elementos igualmente importantes, que atuam de maneira articulada com um sistema coeso:

  1. Promessa e Lei Escoteiras;
  2. Aprender fazendo;
  3. Progressão pessoal;
  4. Sistema de Equipes;
  5. Suporte do adulto;
  6. Marco Simbólico;
  7. Natureza;
  8. Envolvimento Comunitário.”

2021 – no dia 12 de setembro ocorrerá a Assembleia Nacional Extraordinária 2021 que deverá discutir sobre a proposta de atualização do texto para os princípios do Movimento Escoteiro no Brasil. Para saber mais clique aqui.

TEXTO: DANILO DUARTE

REVISÃO: FREDERICO DI LULLO