O dia 24 de abril de 2010 foi um dia muito especial para os todos os escoteiros de Santa Catarina, principalmente para os membros do antigo Distrito Escoteiro Litoral Sul (atual Distrito Escoteiro Continente e Ilha): Foi a inauguração da 1º Praça Escoteira no Estado de Santa Catarina!
Como tudo começou…
O espaço público, que foi uma parceria público-privada organizada pelo Grupo Escoteiro Pedra Branca, foi inaugurada no dia 24 de abril de 2010, em comemoração aos 100 Anos de Escotismo no Brasil, fazendo parte da Semana de Divulgação do Movimento Escoteiro no Distrito e também a comemoração dos 116 anos da Cidade de Palhoça.
Existe um vídeo da época disponível na internet que explica um pouco a atividade:
Na época, foi um orgulho muito grande para todos os membros do GE Pedra Branca pois, a iniciativa acabou viabilizando que outros espaços públicos reconheçam o escotismo em outras cidades e municípios. A praça, recebe o nome de Praça Escoteira Dr. César Bastos Gomes (Presidente de Honra do Grupo Escoteiro Pedra Branca 023/SC).
A grande festa!
A inauguração foi motivo de festa para todos os Escoteiros da Grande Florianópolis. Houve uma solenidade de inauguração onde Movimento Escoteiro compareceu com aproximadamente 230 membros adultos e juvenis dos Grupos Escoteiros Ipê Amarelo; do Ar Jaime Janeiro Rodrigues; Continente; do Mar Ilhas Guará; do Ar Hercilio Luz; Anchieta; Contestado e Pedra Branca, além da população do bairro.
Caso você queira saber mais desta atividade, deixamos o link do Relatório Anual de 2010 dos Escoteiros de Santa Catarina, onde destaca esta e outras atividades: Relatório Anual 2010 – Escoteiros de Santa Catarina.
A praça Escoteira nos dias de Hoje
Após 10 anos, a praça escoteira está sendo utilizada para atividades escoteiras e também para o lazer das famílias do bairro Cidade Pedra Branca. Por conta da pandemia de COVID-19, a utilização dos espaços públicos no Município de Palhoça estão suspensos.
Material Inédito!
Para a ocasião, o Grupo Escoteiro Pedra Branca está liberando mais de 400 fotos inéditas da atividade, que fazem parte do acervo digital da Instituição. As fotos estão disponíveis aqui: https://bit.ly/fotos-praca-escoteira
Matéria produzida por Frederico Di Lullo.