Jovens da tropa escoteira do GEPEB conquistam novos conhecimentos em acantonamento de especialidades

 

Durante o final de semana dos dias 5 e 6 de outubro a Tropa Escoteira Andrômeda aqui do Grupo Escoteiro Pedra Branca realizou um acantonamento de especialidades onde os jovens foram protagonistas da conquista de novos conhecimentos pautados em seu interesse individual.

Dentro do programa educativo do Movimento Escoteiro está previsto a conquista do que chamamos “especialidades”. São distintivos que os jovens podem usar em seu uniforme indicando que possuem conhecimento nas mais diversas áreas. Cada uma dessas especialidades pode ser conquistada em três níveis, demostrado por cores, para destacar o quanto o jovem se aprofundou em determinado assunto de seu interesse.

As especialidades estão divididas em 5 áreas de conhecimento, sendo elas:

  1. Ciências e Tecnologia;
  2. Cultura,
  3. Desportos;
  4. Habilidades Escoteiras;
  5. Serviços.

No site dos Escoteiros do Brasil (clique aqui para acessar) é possível ter acesso a listagem completa das especialidades disponíveis para serem conquistadas, além de também as orientações gerais de como criar uma nova especialidade caso esta ainda não exista.

Os jovens da Tropa Escoteira Andrômeda durante o acantonamento conquistaram um total de 44 especialidades, sendo elas 26 diferentes. Além disso, durante a atividade alguns membros apresentaram a insignia do Aprender e etapas de progressão pessoal.

Foram elas:

1. Pintura e desenho artístico
2. Arte digital
3. Criação de Animais de estimação
4. Música
5. Culinária
6. Vídeo game
7. Xadrez
8. Anime
9. Babá
10. Inglês
11. Meteorologia
12. Cosplay
13. Primeiros Socorros
14. Natação
15. Robótica
16. Artes Marciais
17. Rastreamento
18. Sobrevivência
19. Animais Preconceitos
20. Triatlo
21. Ballet
22. Bolsa de valores
23. Prevenção ao uso de drogas
24. Prevenção ao alcoolismo e
25. Prevenção ao Bullying
26. Grafite

  

  

     

  

Na oportunidade os jovens apresentaram para os especialistas a versão final do trabalho que já estavam desenvolvendo de forma independente e com a orientação dos escotistas da seção. Isso é importante destacar, cada especialidade foi devidamente avaliada por um adulto chamado “examinador” que possua conhecimentos técnicos frente aos assuntos de cada especialidade apresentada pelo jovem.

Muita troca de conhecimento e aprendizado foi vivenciada pela tropa nesse final de semana. Na semana seguinte, nesse último sábado (dia 12 de outubro), alguns jovens já receberam o seu certificado e distintivo da conquista. Parabéns a todos os jovens e parabéns ao time de escotistas que oportunizou essa brilhante experiência!

 

Mais fotos da atividade podem ser vistas em nosso álbum virtual acessando aqui: http://bit.ly/acantonamento-especialidades-2019