Marcos Lichtenfels recebe certificado de Elogio Regional no XXV Congresso Estadual Escoteiro de Santa Catarina

 

 

Marcos Lichtenfels, 22 anos, membro no Grupo Escoteiro Pedra Branca desde 2013, faz parte da equipe que contribuiu para tornar o Campo Escoteiro Paulo dos Reis um Campo Escoteiro reconhecido mundialmente por meio do Projeto SCENES. No último final de semana, durante o XXV Congresso Estadual Escoteiro de Santa Catarina, Marcos recebeu um Certificado de Elogio Regional pelo trabalho que desenvolveu nessa iniciativa.

Hoje o Marcos atua como escotista do Ramo Escoteiro e é um exemplo de protagonismo juvenil em nossa sociedade. Temos muito orgulho de contar com ele como adulto voluntário em nosso grupo! Para explicar melhor tudo sobre o projeto SCENES o Marcos respondeu algumas perguntas para nosso site, veja:

GEPEB: O que é o Projeto SCENES? 

MARCOS:  SCENES, que em português quer dizer Centro Escoteiro de Excelência para Natureza e Meio-Ambiente, é uma homologação da Organização Mundial do Movimento Escoteiro para campos escoteiros ao redor do mundo. É concedido aos locais que assumem um compromisso a longo prazo para proteger o meio ambiente e promover a compreensão ambiental.

Os Escoteiros de Santa Catarina estão trabalhando na acreditação do Campo Escoteiro Paulo dos Reis (CEPR), no Rio Vermelho, e, para isso, vêm desenvolvendo uma série iniciativas e, entre elas, a realização de atividades escoteiras de cunho ambiental no local. As atividades são gratuitas e abertas a todos os grupos escoteiros interessados, mediante uma inscrição prévia.

O cronograma e demais informações das atividades para o ciclo de 2019 estão disponíveis em aqui (clique para acessar).


GEPEB: Desde quando você faz parte da equipe do projeto e como tudo começou? 

MARCOS: Estou na equipe desde o início do projeto, em 2017, após um convite do Mark Caldeira, diretor de projetos dos Escoteiros de Santa Catarina. Naquele ano o projeto foi apresentado no Congresso Regional, na cidade de Joinville.

GEPEB: Qual é sua principal função na aplicação do projeto? 

MARCOS: Participei da concepção de todas as atividades de educação ambiental aplicadas no Campo Escoteiro Paulo dos Reis e atualmente atuo na aplicação destas atividades.

GEPEB: O que você mais aprendeu participando ativamente do projeto SCENES? 

MARCOS: A participação no projeto é muito gratificante, pois conhecemos muitas pessoas, de diferentes grupos escoteiros do estado. Além de todo o conhecimento técnico sobre as questões ambientais, adquirimos bastante experiência no planejamento e aplicação de atividades seguindo o método escoteiro. Essa experiência é muito útil depois no grupo escoteiro, na aplicação das atividades com a secção.

GEPEB: O que você diria a outros jovens para encorajá-los a protagonizar seus sonhos dentro e fora do movimento escoteiro? 

MARCOS: Que não devemos sofrer antecipadamente, mas sim sempre lutar para conquistar o que almejamos. Fracasso, é um fantasma do qual não devemos ter medo.