Marcos Piangers explica porque é uma boa colocar seu filho(a) no Movimento Escoteiro

Marcos Piangers, autor do livro Papai é pop, ministrou a palestra magna no XXV Congresso Estadual Escoteiro de Santa Catarina que ocorreu no último final de semana em Jaraguá do Sul. Ele falou sobre a importância da educação, o papel dos pais e dos educadores.

A sua sua fala chamou a atenção de todos e trouxe a reflexão de colocar cada escotista e dirigente como protagonista no ato de promover uma edução diferente:  “O mundo muda, quando você muda”.

 

Destacou facilmente dez pontos que o escotismo desenvolve e que muitas vezes nós, escoteiros do Brasil, não nos debruçamos sobre eles quando fazemos a divulgação e conscientização do impacto gerado pelo Movimento Escoteiro na vida de seus membros.

Ainda, com muita excelência, trouxe dados referente a taxa de aprendizagem propiciada pela forma que é desenvolvido o aprendizado:

  • 5% mediante aulas expositivas
  • 10% diante leitura
  • 20% por meio de audiovisual
  • 30% por meio de demostração
  • 50% através de discussões em grupo
  • 75% mediante a pratica do aprender fazendo
  • 90% ensinando outra pessoa

 

E sabe o que é mais interessante de tudo? Que o Marcos Piangers não só estudou e se informou bem para falar sobre o Movimento Escoteiro, como ele sabe na pele o que é ser escoteiro. Você sabia que ele foi membro juvenil do Grupo Escoteiro Desterro? Isso mesmo! Marcos Piangers foi escoteiro aqui em Florianópolis. E como se diz dentro do Movimento: uma vez escoteiro, sempre escoteiro! 

O Movimento Escoteiro trabalha em prol da Educação há mais de 100 anos ao redor do mundo promovendo aprendizados para a vida, muito bem destacados nos dez pontos citados a cima, e em muitos outros. Nosso método educativo é embasado nos índices que tem a maior taxa de aprendizagem. Temos a missão coletiva de construir um mundo melhor pensando globalmente e agindo localmente.

Diga você, somos ou não somos uma boa opção para seus filhos?