Na história do Escotismo Mundial, tivemos no ano de 1979 o primeiro acampamento mundial cancelado. E o motivo não foi uma pandemia. Curioso? Confira abaixo a história:
No ano de 1979, o Movimento Escoteira teria, pela primeira vez, um acampamento mundial no Oriente Médio. O local seria Irã, mais precisamente na cidade de Nishapur. O evento aconteceria entre os dias 15 a 23 de julho de 1979 e seria a 15ª edição do Jamboree, sendo que a 14ª edição tinha acontecido na Noruega, quatro anos atrás.
A cidade escolhida, situada a aproximadamente a 770 km da capital iraniana e próxima das fronteiras afegãs e turquemenas, estava se preparando de maneira exemplar para a maior atividade escoteira da nação. Em 1977, o parque Omar Khayyám Scout, tinha recebido o II Jamboree Asia-Pacifico, onde mais de 10 mil participantes fizeram um acampamento exemplar. O evento mundial esperava de 20 a 25 participantes, oriundos dos quatro cantos do mundo.
A cidade fez parte da famosa Rota da Seda, sendo um importante ponto. Estima-se que no século XI, a cidade era uma das 10 maiores do mundo.
Qual foi o motivo do cancelamento?
O motivo do cancelamento, que foi no final de 1978, foi a instabilidade por conta da Revolução Iraniana. Este acontecimento, marcando para todo o Oriente Médio, derrubou a Dinastia Pahlavi e a então monarquia iraniana, implementando uma nova Constituição, influenciada pelos valores islâmicos.
O conflito armado tornou a região um local muito perigoso para viabilizar uma atividade mundial desta magnitude e a Associação Mundial do Movimento Escoteiro – OMME, anunciou o cancelamento da atividade.
Sem tempo para organizar uma atividade em outro local, a solução foi anunciar que, 1979 seria o “Ano Mundial dos Jamboree”. Por este motivo, foram realizados acampamentos descentralizados em realizando vários campos escoteiros internacionais na Austrália , Suécia , Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, com atividades comuns em todos os locais.
Existem distintivos ou lembranças do Jamboree Cancelado?
Vários itens de enxovais e material para o acampamento já tinham sido produzidos antes do cancelamento da atividade. Embora muito raros de se encontrar para troca ou venda, os itens são de grande valor para colecionadores do mundo inteiro.
Curiosidades
- Durante os anos 70, o Irã possuia uma das maiores organizações escoteiras do mundo;
- Foi a primeira vez (e única até o momento) que um Jamboree foi CANCELADO. Anteriormente, tinha o histórico de nenhum Jamboree ter sido realizado entre 1937 e 1947 por causa da Segunda Guerra Mundial;
- Sem uma estrutura sólida, o movimento escoteiro em Irã foi perdendo força, sendo desfiliado da OMME em 1999.
- Na virada do século, antigos escoteiros estruturam novamente à associação nacional, embora não haja hoje uma Associação reconhecida e membro da Organização Mundial do Movimento Escoteiro;
- Diversos estudos e relatos relacionam o Movimento Escoteiro Irã como sendo um movimento juvenil relacionado ao Hezbollah;
- O uniforme escoteiro no Irã é
- Seguindo os costumes islâmicos, o uniforme escoteiro utilizado é calça comprida e camisa manga longa;
- Atualmente, Irã tem um número aproximado de 50 mil associados.
Este artigo foi escrito pelo chefe Frederico Di Lullo.
Sites pesquisados para realizar o conteúdo:
- https://scoutwiki.scouts.org.za/index.php?title=World_Jamboree_Year:_1979_Report_USA
- http://www.scoutbase.org.uk/library/history/inter/jambo.htm#1920
- https://www.wikiwand.com/en/Iran_Scout_Organization
- https://www.escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2016/04/Cartilha_escotismo_mundial.pdf