Protagonismo Juvenil no Ramo Pioneiro
Chamamos de Pioneiros e Pioneiras os jovens membros do Movimento Escoteiro que possuem entre 18 e 21 anos de idade. Eles compõe a ultima faixa etária de membros beneficiários do escotismo.
O marco simbólico deste ramo é representado pela expressão “tenho um projeto para minha vida”. Nas atividades desse ramo os jovens são incentivamos a criarem seu próprio projeto de vida. Além disso, o ramo Pioneiro trabalha o processo de integração do jovem com a sociedade, privilegiando a expressão da cidadania, auxiliando-o a colocar em prática a Lei e Promessa Escoteira em um mundo mais amplo.
Se inserir na comunidade local, entender seu dinamismo, problemas sociais e atuar de forma a melhorar essa realidade são estímulos que esses jovens recebem através do empoderamento juvenil, o desenvolvimento de projetos e trabalho social. É por isso que o lema desse ramo deixa de ser “Sempre Alerta” e passa a ser “Servir”.
Nesse último sábado, dia 16 de março, os pioneiros do Grupo Escoteiro Pedra Branca participaram do Encontro de Mestres e Pioneiros do distrito Continente. O evento contou com a presença pioneiros e mestres e mais três grupos escoteiros vizinhos: Ipê Amarelo, Continente e Padre Edgar que juntos trabalharam no calendário pioneiro do distrito. O Objetivo do encontro foi propiciar o protagonismo juvenil nas decisões que norteiam as atividades dos jovens além de promover integração entre todos os membros.
Lucas Rezende Stenger, presidente da Comissão Administrativa do Clã (COMAD) do Grupo Escoteiro Pedra Branca conta que no encontro foi realizado ” jogos de descontração, debates sobre o calendário visando incluir atividades objetivando o lema servir e também foi apresentado o tema da vigília pioneira”.
Vigília Pioneira é como chama-se um tipo de atividade escoteira muito comum no ramo pioneiro que tem por objetivo levar os participantes a refletirem sobre um tema pré-definido através de atividades lúdicas, debates e rodas de conversas. Essa atividade normalmente ocorre durante a noite e estende-se pela madrugada.
Questionamos Lucas sobre a importância de pioneiros participarem de atividades como essa e ele nos disse que o ramo Pioneiro toma suas decisões e é em atividades como essa que os jovens tem total visão desse processo, já que é lá onde são tomadas decisões importantes para o ramo.
Se você pensava que o movimento escoteiro era coisa de criança está enganado. O método e o programa educativo do Movimento Escoteiro é previsto para ser aplicado em crianças de a partir 6,5 anos e meio de idade até jovens adultos de 21 anos de idade.
Se você tem mais de 18 anos e quer conhecer um pouco mais desse mundo, não deixe de procurar um grupo escoteiro em sua região. Se você é de Palhoça convidamos a conhecer o Clã Pioneiro do Grupo Escoteiro Pedra Branca e se divertir muito com os nossos membros. Além de todo o trabalho educativo, garantimos boas risadas e novos amigos!!! Somos o único Grupo Escoteiro do município que promove atividade para todas as idades e possui ramo pioneiro 😉
Servir!!!